segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMO PODEMOS NOS INFORMAR SEM NOS INTÓXICAR.

O DIA "D"


Qual a melhor forma de lidarmos com a questão violência urbana?
Estaríamos reféns deste mal secular? Ou temos Inteligência e Atitude para sairmos vitoriosos desta Grande Batalha, na melhor das hipóteses com algumas escoriações, mas ilesos de tantos atos impensados e insanos que ultimamente vemos estarrecidos acontecer no mundo.
São inúmeros os programas de tv que abordam com minucias as desgraças alheias. Mostrando milhares de vezes o mesmo texto, imagens e fica a sensação incomoda, em ter que assistir novamente até encontrarem a próxima vitima ou assunto que não enobreça nenhum ser humano.
Não sei bem se isto é uma crítica, um desabafo ou uma simples opinião.  O que fica bem claro é que estamos vendo o tempo todo desgraças por cima de outros assuntos talvez mais importantes em escala qualitativa de informações. Este não é um julgamento aos nossos profissionais das áreas competentes, rádio, jornal e tv, mas os critérios de seleção e divulgação das noticias. Precisamos nos informar com certeza, o que angustia é ter de assistir o tempo todo assuntos que bandidos, assaltantes, traficantes fazem dando muitas vezes ideia para outros do mesmo ramo aprender. As noticias são exageradamente explicadas sendo que em alguns casos não há necessidade de serem abordadas com tanta precisão cirúrgica.
 Os bandidos, marginais e delinquentes são privilegiados, por serem figurinhas constantes em horários nobres na tv, programas exclusivos só para eles, nos jornais muitos estão nas primeiras paginas, encabeçando muitas vezes as principais noticias. Não tenho nada contra, cada um merece o lugar que ocupa, na mídia ou na vida, o que me deixa em dúvida é se realmente precisamos endeusar tantos indivíduos desclassificados e violentos de nossa sociedade. Será que não chegou a hora de pararmos com tanta propaganda gratuita desses inconsequentes que todos os dias invadem nossos lares pela manhã, tarde, noite e madrugada seguindo esse mesmo cronograma por vários dias e até meses?
Mal nos recuperamos de noticias enfadonhas, dramáticas e infinitamente tristes, vem logo, outra desgraça a ser anunciada, ou outro acidente, ou outro delito e assim vamos construindo nossas informações básicas de um mundo que desse jeito merece muita compaixão.
Fica uma sugestão para promovermos o DIA DA BOA NOTICIA, quem sabe teremos alguem para nos espelharmos.
Sandra UGA
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...