terça-feira, 31 de maio de 2011

ENTORNO DE BRASÍLIA CONSIDERADO O MAIS VIOLENTO DO MUNDO

‘Não adianta só polícia no entorno de Brasília’, afirma Alexandre Garcia

É necessária a presença do estado na prestação dos serviços públicos, e da iniciativa privada na criação de emprego e oferta de serviços coletivos.

 
Apenas aumentar o número de policiais não seria a solução. Só a polícia não adianta. De segunda-feira (30) para terça (31), foram registrados mais cinco homicídios. É toda hora. Como disse o policial na reportagem do Bom Dia Brasil, é a terra do “nem”: nem Brasília nem Goiás; nem o governo federal nem os municipais; nem limpeza, nem urbanização; nem transporte, nem saúde, nem educação.
Números do IBGE mostram que metade não tem saneamento. São as mais altas taxas de abandono escolar, falta de saúde pública. Mais do que esses números do IBGE, o grito e o choro da população, dos doentes sem atendimento, dos jovens mortos e das crianças com escolas precárias revelam isso.
Como já descobriu o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, em relação às UPPs: só polícia não basta. É necessária a presença do estado na prestação dos serviços públicos, e da iniciativa privada na criação de emprego e oferta de serviços coletivos.
No caso das redondezas do Distrito Federal, há ações esporádicas, que o modismo chama de pontuais, das polícias de Goiás e de Brasília e da Força Nacional. Depois volta a violência campeã mundial.
Quanto aos governos de Brasília e de Goiás, parece que o entorno se encaixa bem da expressão “entre Herodes e Pilatos”. É verdade o que diz o secretário de Segurança do Distrito Federal: eles têm feito reuniões, sim. Aliás, reunião é o esporte preferido do setor público. Depois fica no “nem”.
Os “nemenses” do entorno ficam a pagar o ônus de terem contribuído, com a migração provocada pelo magnetismo de Brasília, para o inchaço que dificulta as soluções. Ficam à espera de que a “terra do nem” possa se tornar um dia a “terra do tem”.
Alexandre Garcia.
 

<><><>  <>Gente vamos tomar alguma Atitude em relação a essa violência que se  alastra como praga e buscar  soluções que viabilizem uma condição melhor de vida para  os habitantes dessas cidades com a máxima  urgência.  Uma ideia legal seria MONTAR UM CIRCO  em cada cidade e fazer oficinas circenses é uma forma divertida de se juntar os jovens tirando da marginalidade além de aprenderem um ofício.  Fica a  sugestão da UGA para as autoridades competentes.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...