terça-feira, 17 de maio de 2011

A LUA CHEIA DO MÊS DE MAIO

Contribuição do professor e amigo Maurice Jacoel
Estamos em plena Lua Cheia - a Lua da Iluminação do Buda


Maurice Jacoel
61 9212-2377

Hoje é Lua Cheia
 
(17 de maio às 08:08 am - horário de Brasília)

A Lua Cheia sempre nos fascina. É o momento em que nos encontramos para uma boa fogueira, um ritual, uma cerimônia e ou uma meditação. Desde tempos imemoriais a Lua cheia nos desperta o desejo de celebrar. Ficamos mais ativos, agitados, há mais gente surtando, os bares ficam lotados. Uma nova energia no ar!
Mas afinal o que é isso? O que acontece numa Lua Cheia?

A Lua Cheia é o dia do mês em que a oposição entre o Sol e a Lua dinamiza toda a força do eixo zodiacal, isto é se o Sol está no signo do Touro, como agora, então a Lua está no signo de Escorpião.

Touro e Escorpião – Estes dois signos da tradição ocidental representam a vida e a morte. A força e a abundancia da existência, do viver, do nutrir; por outro lado a morte, o desapego, a transformação profunda.

 
                

Na tradição Budista, dizem que Buda se iluminou nesta Lua. Isto é que ele compreendeu profundamente o processo efêmero da vida e sua transmutação; é o festival de Wesak, que corresponde à iluminação de Buda.

Buda descobriu através da profunda meditação o ser luminoso que nos habita e que está numa dimensão que não conhece o efêmero. Buda descobriu que esta vida que levamos é exatamente o ponto de encontro do Espírito Eterno que nos habita com o Corpo Material e Efêmero que tem data e hora certa para terminar sua trajetória.

 
 

Vida e Morte – Eros e Thanatos – Touro e Escorpião; a dança dos símbolos nos lembrando que a Vida é agora, nenhuma garantia para depois.
O depois é domínio da transformação, do desapego, da Morte.
Dizia um mestre budista: “Eu posso ver o futuro de todos vocês!”; a platéia ficou agitada e ele completou; “todos vocês um dia vão morrer!” e riu gostosamente.

A Lua Cheia é o momento em que temos a oportunidade de receber a conexão com o Sol daquele mês, daquele signo. Portanto através do filtro de Escorpião onde se encontra agora a Lua, recebemos toda a energia e o significado de Touro, onde se encontra o Sol.

É hora de receber o “Maná”; o alimento espiritual e ao mesmo tempo celebrarmos a vida que temos, celebrarmos os cheiros, as flores, as comidas, os prazeres, o amor, o sexo, os vinhos, as sedas. É hora de “acordar” e sentir gratidão, as flores são belas e seus perfumes são para atrair pássaros e insetos que as polemizem; no entanto nos foi dada a capacidade de apreciar sua beleza e seus perfumes; não é fantástico?!
Gratidão por esta natureza tão linda que podemos desfrutar; e que se bobearmos vai desaparecer pelas nossas “obras”.

Feliz Lua Cheia com prazer, gratidão e amor; iluminem-se!
Maurice Jacoel




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, como que tá?? Aqui é o Igor ! Tem ido pro caiaque? Pois é, eu tive que sair por alguns motivos que depois te falo ... Seu blog tá muito legal, pode pegar uma publicação no meu se quiser, inclusive ontem fiz uma poesia que postei lá, dê uma lida depois ! Também postei um artigo sobre a poluição nas tartarugas marinhas ! Um beijão irmã, e fique com Deus !

    pau-terra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...