terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERNO NO SUL E VERÃO NO NORTE

Solstício de Inverno no Hemisfério Sul

Solstício

http://sobreisso.com/2011/06/21/solsticio-de-inverno-no-hemisferio-sul/

A partir desta madrugada de 20 para 21 de junho, estamos oficialmente no inverno. Pelo menos nós que moramos no Hemisfério Sul estamos, pois habitantes do Hemisfério Norte (que inclui a zona norte de Macapá e parte do estado do Amapá, parte do Amazonas e a quase totalidade de Roraima) estão agora entrando no Verão.
O Solstício de Inverno é exatamente aquele dia que é mais curto e a noite é mais longa no ano. Como agora estamos nesta situação no Hemisfério Sul, o Hemisfério Norte se encontra na situação oposta, isto é, eles estão no Solstício de Verão (onde, por consequência, o dia é mais longo e a noite mais curta). Isso se explica pela chamada Inclinação Axial da Terra, que viaja como que “inclinada” pelo espaço, em 23º 26′, para ser exato. Não fosse por esta inclinação, não haveria estações do ano. O Equador seria a região que receberia a luz do sol em intensidade máxima durante o ano todo (e possivelmente seria muito mais quente do que é), e o dia teria duração igual nos polos (que estariam constantemente gelados) ou nos trópicos.
Ou seja, em resumo, quando um hemisfério se encontra mais exposto ao Sol (tendendo a receber mais calor, durante a estação chamada Verão), o outro se encontra necessariamente menos exposto ao astro (recebendo menos calor, durante o Inverno). O solstício é o momento em que a diferença atinge seu nível máximo.
Na figura abaixo, a situação fica clara. Note que a inclinação é sempre constante, para o mesmo “lado”:

Inclinação Axial da Terra (fonte: Wikipedia)

RECEITAS DELICIOSAS DE INVERNO

CHOCOLATE QUENTE HUUUUMMMM
  • Ingredientes

  • 4 copos de leite (a sua escolha)

  • 1 caixa de creme de leite

  • Barra de chocolate meio amargo




  • CALDO VERDE DA UGA




    Ingredientes
     Alho, cebola, salsa, cebolinha.
    Margarina para refogar.
    Couve cortadinha
    4 Batatas grandes cozidas e amassadas
    caldo de legumes.
    pimenta calabresa
    quem come carne pode colocar calabresa.(opcional)
    Faça o pure de batatas, refogue os temperos com a margarina ou com azeite cubra tudo com água deixe ferver, refogue a couve e junte no caldo deixe engrossar e sirva com torradinhas temperadas.
    Cuidado com o sal porque o caldo de legumes já contém sal. Pimenta a gosto e bastante cheiro verde e salsa.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...