segunda-feira, 13 de junho de 2011

O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO

Como será a nossa alimentação daqui a 20 anos? O que iremos comer? Como iremos conservar e confeccionar os alimentos? Um concurso de design promovido pela Philips avança algumas ideias interessantes neste sentido.
 O futuro da comida
O que iremos comer daqui a vinte anos? Como iremos produzir, conservar e preparar os alimentos num futuro próximo? Estas questões levaram ao lançamento de um concurso de ideias promovido pela multinacional Philips destinado a investigar possíveis caminhos para o futuro da comida. Foram tidas em conta as actuais tendências e extrapoladas para um horizonte temporal de cerca de vinte anos. Após árduo trabalho, os designers sintetizaram as suas ideias em três grandes projectos.
O primeiro desses projectos, intitulado home farming (agricultura doméstica), é semelhante a um móvel alongado com prateleiras. Consiste numa estufa dividida em diferentes níveis com a possibilidade de obter condições ambientais diferentes em cada nível e assim cultivar diferentes espécies vegetais. Nos níveis mais baixos possui um reservatório de água que permite a criação de peixes. É, no fundo, semelhante a uma geladeira, mas com os alimentos vivos e, portanto, sempre frescos.
 O futuro da comida
O segundo projecto, diagnostic kitchen (cozinha diagnóstica), não é mais que um monitor que fornece informação personalizada sobre a comida. Graças a este dispositivo poderá saber qual o estado exacto dos alimentos que se prepara para ingerir. Mas há mais: existe um pequeno sensor que se engole como um comprimido e que fornece indicações precisas sobre o que necessita comer baseado na sua condição física e requisitos nutricionais.
 O futuro da comida
 O futuro da comida
O último projecto chamou-se food creation (criação gastronómica). A partir de vários alimentos este engenho cria combinações de diversas formas e consistências. É de todos os projectos o mais misterioso mas as suas potencialidades prometem ser extraordinárias. Acabar-se-á a eterna dúvida sobre o que vai ser o jantar...
 O futuro da comida
 O futuro da comida


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/10/o_futuro_da_comida.html#ixzz1PB5D7TdQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...