terça-feira, 28 de junho de 2011

VAMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR JÁ!!!!

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
TRABALHO ATITUDE QUE PODE SER A SOLUÇÃO PARA ALGUNS DESAFIOS QUE SEPARAM O HOMEM DO SEU MEIO.
O HOMEM SEM TRABALHO NÃO TEM BOAS EXPECTATIVAS.
 Existem muitas falhas no sistema penitenciário, prende-se muito, haja vista as cadeias estão abarrotadas em todo o país e nada até agora foi feito para sanar essa ferida que está aberta sangrando e cheia de pus e o pior que fede e ninguém aguenta mais o cheiro ruim de podridão de toda essa intricada rede de corrupção, bandidagem e nada é feito para sanar essa ferida.


Quando abordo assuntos desagradáveis como este, faço com a convicção de que um dia as coisas mudem e alguém possa realmente fazer algo de construtivo, inteligente e principalmente preventivo, porque é na prevenção que conseguimos recuperar muitas Almas que poderiam vir a se desvirtuar. Por enquanto nada efetivo foi pelo menos posto em prática. Uma sociedade que não sabe lidar com as feridas fétidas é uma sociedade fadada a ter que presenciar na melhor das hipóteses a ferida exposta do que ela mesma não faz questão nenhuma de curar.
Um antídoto seria o trabalho, todos os presidiários deveriam trabalhar fazer tijolos, construir casas populares, estradas, calçadas, sei lá qualquer tipo de trabalho, mas jamais ficar a toa sem fazer nada, muitos são homens fortes que podem fazer qualquer tipo de trabalho. O importante é ter o que fazer e que seja útil de alguma forma, de maneira alguma ficar sem fazer nada, o trabalho dignifica o homem e pelo trabalho ele pode se curar e curando a raiz do problema poderemos curar a grande ferida desta sociedade que é a incapacidade total e restrita da improdutividade dos indivíduos que estão cumprindo pena.
Estratégias que estimulem e legitimem o trabalho serão bem vindas para os que estão presos e não tem nada para fazer o dia inteiro, sem nenhuma perspectiva a não ser ficarem pensando em sair dali.


Atividades diárias, acordar cedo e ir para o trabalho ou transformar os presídios em Escolas de Valorização da Vida. Durante todo o dia do amanhecer ao anoitecer o preso deve seguir um cronograma com todo tipo de ensinamentos possíveis para que ele tenha bons exemplos e possa se converter num cidadão honesto e cumpridor de seus deveres, já que ele não teve esses ensinamentos enquanto estava livre agora ele terá que passar por todas as etapas de ensinamentos que ocupem sua mente em Atitudes positivas perante a vida e aos outros cidadãos.
Por tanto uma das mudanças que possa ocorrer para se pelo menos tentar ajudar àqueles infelizes que se encontram enclausurados, seja a de preencher todo o tempo possível deles com atribuições que edifiquem o cidadão que precisa aprender a conviver novamente com a sociedade. Nada de ficar a toa sem fazer nada ou só tomando sol e visitas aos domingos. O preso antes de tudo precisa passar por uma experiência na cadeia que o dignifique e não é bem isso que acontece hoje em dia, um marginal medíocre que entra na cadeia sai formado em bandidagem além de fazer um curso gratuito com tudo pago, estadia com alimentação tudo grátis, aprende e faz excelentes contatos na prisão é uma espécie de pós-graduação da bandidagem e depois querem que estes presos saiam e sejam O QUE?
Presídio não deve ser um lugar horripilante como é hoje e sim deve ser uma espécie de CENTRO DE RECUPERAÇÃO INTEGRAL e SOCIO-EDUCATIVA, (CRISE) uma sigla bastante original um convite à mudanças de Atitudes transformando a crise em uma oportunidade de se criar novos valores que estejam em consonância com uma conduta mínima para se viver em sociedade, permitindo por em prática medidas socioeducativas que contribua com disciplina extrema quem dela precisar. Em vez de delegacias abarrotadas e despreparadas para se esperar julgamentos é preciso construir vários galpões de triagem e ali ter todos os recursos para começarem a sociabilização do indivíduo, salas de aulas com apresentação de vídeos que mostrem pessoas que se recuperaram e vivem hoje em dia com dignidade. Fazer parceria com várias entidades ou ONGs que trabalhem com propostas que ajudem esses indivíduos a terem uma meta que os levem há um futuro melhor e mais digno. Fazer uma anamnese para se ter pelo menos uma ideia com quem estão lidando se for um psicopata é lógico que as medidas deverão ser diferenciadas e estes devem ser separados dos outros.

Fica aqui o recado e a ideia principal é a de que tenham uma restruturação ou mudança total de atitudes nestes estabelecimentos de reclusão não voluntário e que haja: DISCIPLINA MILITAR, ATIVIDADES PRODUTIVAS EM TODAS AS HORAS DO DIA descanso só na hora de dormir, APRENDER UM OFÍCIO OU VÁRIOS é logico que esse ofício deve ser compatível com as medidas socioeducativas, HORÁRIOS DESTINADOS A PEDIR PERDÃO A DEUS PELAS SUAS FALHAS, religiosidade é essencial para uma nova forma de vida, RECREIO SÓ POR BOM COMPORTAMENTO E no domingo, qualquer trabalhador do mundo só tem um dia na semana para o lazer, TRABALHO MUITO TRABALHO para dignificar o homem que infringe as regras de boa conduta para se viver em uma sociedade. Vida dura, não tem moleza, ficar sem fazer nada o dia todo, não tem um ditado popular que diz que em Mente vazia é serventia para o capeta, Cruz Credo, mas é verdade, quem já tem uma tendência para a marginalidade vai para a cadeia para se aprimorar e receber todas as orientações necessárias para sair de lá graduado.  Se houver exceções é mero acaso.
Agora se providências forem tomadas para realmente reabilitar o indivíduo que transgrida às leis com Medidas Socioeducativas e muito mais trabalho, existe uma grande chance de reverter este mal que consome muita energia, dinheiro e principalmente a saúde e segurança de uma sociedade.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
Sandra UGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...