sábado, 4 de junho de 2011

VAMOS MUDAR NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES ESCOLHENDO BEM O QUE SE COME.

Aprenda o significado de orgânico
Seleções - Reader's Digest – ter, 31 de mai de 2011
Contribuição Maria Elisabethe Carbonell (memccarbonell@yahoo.com.br)



·         Existe uma confusão considerável em torno do termo “orgânico”. De uma maneira muito ampla, cultivar alimentos de forma orgânica significa não usar fertilizantes e pesticidas químicos, radiação e sementes geneticamente modificadas. Os animais devem ser criados unicamente com alimentos orgânicos e sem nenhum subproduto de origem animal, além de não receberem hormônios ou antibióticos. É permitido aos fabricantes de produtos orgânicos incluir até 5% de ingredientes não-orgânicos em seus alimentos. Se ingredientes orgânicos compõem apenas de 70% a 95% do produto, esse produto não pode receber o rótulo de “orgânico”.
·         Os pesticidas são amplamente usados em frutas e hortaliças, mas pode-se evitar traços deles na comida, comprando orgânicos. Se você tiver um orçamento apertado, vale a pena saber que a quantidade de produtos químicos usada nos diferentes cultivos varia muito; assim, concentre os seus recursos na compra de maçãs orgânicas, peras, batatas, cenouras, espinafre, alface e frutas macias, mas não se preocupe tanto com bananas, brócolis, couve-flor, cebolas, ervilhas ou laranjas que não foram cultivados organicamente.
·         1 - Desconfie dos produtos “naturais” - O uso de palavras como “natural”, “puro” e “fresco” nos rótulos é algo ainda mais inespecífico do que identificar um produto como orgânico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não prevê em sua legislação o uso destas expressões nos produtos por ela regulamentados.
·         2 - Vá atrás do termo “integral” - Departamentos de marketing sabem que hoje os compradores estão sempre interessados em produtos integrais. Mas não pense que é isso que está levando para casa ao comprar algum alimento rotulado “semi-integral”. (Fonte: Dicas Secretas – Reader’s Digest)



Resposta de Aster
Trabalhei durante 6 anos vendendo alimentos Orgânicos. Sou prova viva de sua eficiência. E não digo isso como um pragmático ou um radical que apenas defende orgânicos sem levar em conta fatos importantes. Comprovei durante esses seis anos a eficiência do alimento orgânico no organismo. Existem muitas pessoas que nem sequer podem consumir produtos que tenham sido cultivados com defensivos agrícolas. Vi muitas pessoas a beira de um estado terminal, (sem exageros) recorrer a alimentação saudável como ultimo recurso.
Além de prejudicar nossa saúde, a produção de alimentos com uso de defensivos agrícolas agride de forma violenta nosso ecossistema, e isso até uma criança de seis anos aprende na escola. Adubos químicos se infiltram com facilidade no solo e acabam poluindo lençóis freáticos, e quando coletamos a nossa pura agua mineral ela já esta contaminada. Não é exagero, mas já foi provado que boa parte do nosso valioso aquífero Guarani, a maior fonte de agua limpa do Brasil, já esta em parte contaminada, e a causa são defensivos agrícolas.
O problema da fome mundial esta longe de ser a produção escassa. A quantidade de alimento que se perde e se joga fora é mais do que suficiente para alimentar a população mundial. O problema esta na cultura do desperdício, de esbanjar e jogar fora. E ao invés de mudar isso, a maioria das pessoas pensa que se deve agredir nossa terra com esses produtos químicos para obriga-la a produzir acima de sua capacidade natural. É uma vergonha...
Na Europa pelo menos essa cultura esta mudando, GRAÇAS A DEUS. La os orgânicos já estão em preços mais acessíveis pela produção ser incentivada, e a população é mais consciente. O que esperar da população de um país como o Brasil, onde ainda existe o uso de sacolas plásticas em supermercados? E tem quem diga que é porque é mais confortável do que carregar sua própria sacola de pano. Quando não houver mais volta, ai sim irá mudar de postura?
A quantidade enorme de doenças e fomento a uso de remédios não é tão evidente?
Quando os brasileiros irão abrir os olhos??????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...