terça-feira, 26 de julho de 2011

VALORIZANDO O PESO IDEAL

http://espacomariabonitape.blogspot.com/2011/05/11-motivos-para-se-manter-no-peso-certo.html

11 motivos para se manter no peso certo



1. Para se prevenir contra o câncer... Em uma nova recomendação, associações voltadas ao estudo dessa doença reiteram a importância do porte físico ideal na prevenção contra ao menos 15 tipos de tumor. O de mama, inclusive, foi alvo de cientistas do Centro de Pesquisas em Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos. Após analisar dados de 155 mil mulheres, eles concluíram que as donas de curvas muito avantajadas têm 35% mais risco de desenvolver uma forma extremamente agressiva dessa versão do mal. "Os magros produzem menos substâncias precursoras de diversos cânceres", indica a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), na capital paulista.

Incêndio pelo corpo Sabe-se que uma pança volumosa contribui para as inflamações. E elas, acreditam os especialistas, dificultam as respostas de defesa do organismo contra as células tumorais.

2. ...Manter a visão em dia
Altas taxas de gordura corporal contribuem para o surgimento do diabete tipo 2, uma enfermidade responsável por, entre outras coisas, minar os vasos sanguíneos, inclusive os que irrigam os olhos. Todavia, mesmo barrigudos livres da chateação caracterizada pelos montes de açúcar no sangue estão ameaçados de perder a capacidade de enxergar bem antes da hora. "A hipertensão, típica em pacientes com peso elevado, propicia as complicações na retina", informa Walmir Coutinho, da Abeso. Nesse caso, o sangue chega sob forte pressão e, assim, não alimenta a área adequadamente. Desnutrida, ela começa a definhar — e é aí que as luzes vão se apagando. Quando isso acontece, não tem volta.

3. ...incrementar o sexo Está aí uma atividade que alia prazer a gasto calórico! Pena que, conforme o umbigo vai pra frente, a libido dos homens recua. É que os gordinhos contam com menos testosterona, hormônio relacionado ao apetite sexual. Mas outro fator influencia tanto marmanjos como mulheres — e não estamos falando da autoestima. Na realidade, a vagina e o pênis contêm vasos capilares por onde o sangue passa intensamente na hora agá. E, como todo o sistema cardiovascular de alguém rechonchudo é prejudicado, esses tubinhos deixam de funcionar direito, o que pode culminar em disfunção sexual.

4. ...não perder o fôlego Quem está em dia com a balança oferece o espaço necessário para que o diafragma trabalhe confortavelmente. Uma carga enorme de banha, por outro lado, espreme o músculo da respiração, impedindo sua contração normal. "Assim os pulmões não se enchem de ar completamente, o que pode favorecer até infecções como a pneumonia", alerta Alcides José Branco Filho, cirurgião bariátrico do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, no Paraná.

5. ...ter uma pele admirável É impossível negar: em casos drásticos de perda de peso, seja por mudanças de hábito, seja por meio de uma cirurgia de redução de estômago, sobra pele no corpo. Contudo, tecido demais não pode ser confundido com uma epiderme pouco saudável. Muito pelo contrário. Qualquer ser humano que pretende exibir uma tez com maior frescor só tem a ganhar quando atinge a massa corporal adequada. "Isso porque há uma menor fabricação de ácido aracdônico, mediador inflamatório que envelhece a pele", ressalta o médico ortomolecular Cristiano Merheb, do Rio de Janeiro. Em vez de temer uma eventual frouxidão, vale consultar um dermatologista com experiência no tema.

6. ...afastar a depressão
A tristeza sem fim é bem mais recorrente em indivíduos corpulentos. Claro, isso tem a ver com a baixa autoestima que geralmente os acompanha. Só que, infelizmente, esse elo é muito mais profundo. "A obesidade costuma alterar o balanço de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, ligados ao bem-estar", informa a neurologista Sonia Brucki, da Academia Brasileira de Neurologia, em São Paulo. Os derrames, menos comuns em quem apresenta um físico de dar inveja, também podem, sob determinadas condições, originar a melancolia intensa.

7. ...assegurar a memória "Estudos populacionais mostram que adultos com sobrepeso tendem a desenvolver, na terceira idade, algum problema cognitivo com mais frequência quando comparados a idosos que sempre foram esguios", atesta Sonia. De novo, os acidentes vasculares cerebrais são os culpados. Eles têm o poder devastador de inutilizar regiões da massa cinzenta — entre elas o hipocampo, que apresenta uma relação estreita com nossas recordações. Fora isso, há quem relacione o diabete tipo 2, doença característica do pessoal de cintura larga, com o mal de Alzheimer, um grande inimigo das lembranças.

8. ...dormir bem Um pescoço de grande diâmetro dificulta a passagem de oxigênio, etapa inicial para a famigerada apneia noturna. Além dos roncos, ela diminui a qualidade do sono por propiciar pequenos despertares, muitas vezes não percebidos, no meio da madrugada. "O indivíduo até dorme o mínimo necessário, porém continua acordando cansado", afirma Stella Tavares, neurofisiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Dobras espalhadas pelas pernas, braços e quadris só pioram a situação, já que limitam as posições na hora de descansar pra valer.

9. ...evitar hérnias e dores nas articulações Suportar uma grande protuberância abdominal exige contorcionismo. A base da coluna é empurrada para a frente, os joelhos saem do eixo e os membros inferiores, durante uma passada, fazem movimentos em forma de arco, que visam diminuir o atrito entre as coxas. Tais alterações diminuem a capacidade de amortecimento dos ossos e, com isso, favorecem a dolorosa degeneração das articulações. "A mudança do centro de gravidade ainda força as vértebras, aumentando o risco de uma hérnia de disco", completa o ortopedista Lafayette Lage, membro honorário da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

10. ...diminuir o risco de intoxicação Bebidas alcoólicas caem no fígado para ser depuradas. Semelhante ação ocorre com alguns medicamentos, processados no órgão para aliviar males ou para preveni-los. Em outras palavras, é responsabilidade dessa fábrica natural converter substâncias potencialmente envenenadoras em outras pouco nocivas ou até benéficas. O que isso tem a ver com quilos a mais? "Obesos podem sofrer com a esteatose hepática, uma infiltração de gordura no fígado", lembra a endocrinologista Alessandra Rascovski. Essa invasão sebosa, por sua vez, prejudica o desempenho desse órgão, que acabará deixando moléculas tóxicas causarem estragos pelo corpo todo.

11. ...manter o sabor das coisas Pesquisas fresquinhas sugerem um vínculo entre uma menor sensibilidade para determinados gostos, como o doce, e barriga saliente. "Não sabemos se o problema estaria no cérebro ou na língua, mas isso poderia ser um dos motivos por trás do maior consumo de alimentos calóricos nessa população", especula Ivan Araújo, neurocientista da Universidade Yale, nos Estados Unidos. É como se a pessoa compensasse a falta de sabor com uma maior quantidade de comida.

Gordura deficitária Veja qual a porcentagem da verba destinada para internações hospitalares gasta com o tratamento de pacientes obesos em alguns países



Até 7% de todo o orçamento destinado à saúde no mundo é gasto para lidar com consequências da obesidade

Nem por um minuto! Quanto mais tempo você suporta excessos gordurosos pelo corpo, mais alto é o risco de morte



40% Estima-se que essa seja a parcela máxima de influência dos genes no IMC da população mundial. O resto depende dos hábitos

As doenças da obesidade Os gráficos ao lado mostram como homens e mulheres acima do peso têm um risco aumentado de sofrer com diversas enfermidades



Site saúde é vital.




OBESIDADE o mal do século, também pudera com tantas guloseimas disponíveis por onde se anda que fica extremamente difícil recusar um sorvetinho aqui, um lanchinho básico ali e assim vamos comendo sem sentir o quanto estamos ingerindo produtos químicos que não alimentam e o pior engordam tanto os nossos corpos como às listas de doenças degenerativas que assolam nossa sociedade produzindo pessoas fofas de +.
Por tanto precisamos nos ligar e prestar atenção no que entra pela boca, tomando certas precauções quando sair de casa, evitando comer tudo que se vê na rua, especialmente as gorduras saturadas que se escondem em fast foods, doces e refrigerantes. Experimente entrar em uma padaria e pensar que tudo têm farinha de trigo e este produto em demasia engorda, procure os produtos de linhas integrais, com grãos ricos em nutrientes que facilitam a digestão e mantem pelo menos o peso.
Nosso país é tão rico na diversidade de frutas e não tenha dúvidas quanto ao valor nutricional de um copo de suco natural em vez de refrigerantes que saturam de gazes provocando estufamento abdominal, muita gente troca água pura, mineral comum por água com gás que é a mesma coisa que ingerir refrigerante sabor água, uma péssima ideia.
Poderíamos promover três dias na semana para comer somente alimentos saudáveis como: Frutas, pães integrais, iogurte, Açaí, muita salada no almoço e caldos no jantar, quem sabe de três dias passamos a fazer uso de alimentos saudáveis todos os dias e assim estaremos diminuindo as estatísticas de obesos pelo mundo e consequentemente deixando a vida mais leve e com muito mais qualidade.
Sandra UGA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...