terça-feira, 23 de agosto de 2011

1º Seminário Internacional - ÁGUA E TRANSDISCIPLINARIDADE para uma ecologia de saberes.

Colaboração
De: fernanda rachid <nandarachid@gmail.com>

1º Seminário Internacional: Água e Transisciplinaridade para uma ecologia de sabere



9, 10 e 11 de novembro de 2011

Realização: CET-Água (Centro de Estudo Transdisciplinar da Água)
Coordenação geral: Agência Nacional de Águas (ANA) e Senado Federal
Coordenação científica: Universidade de Brasília

Considerando a atual crise ambiental, social e econômica mundial, faz-se necessária uma abordagem ampla para os desafios humanos relativos à sustentabilidade, sob a ótica da transdisciplinaridade. Um importante caminho para este desenvolvimento é a compreensão dos aspectos multidimensionais que envolvem a água, sobretudo no tocante à temática da água e da cultura, destaque da Década da Água (2005 – 2015), instituída pela Organização das Nações Unidas.
Seguindo esta lógica, o Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água), formado por dez instituições governamentais e não governamentais, entre elas a Agência Nacional de Águas (ANA), oferece 300 vagas, gratuitamente, para o 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes, a ser realizado em Brasília, no período de 9 a 11 de novembro de 2011.
O seminário tem o objetivo de trazer ao debate a relação do homem com a água, novos conhecimentos e pesquisas sobre suas propriedades de retenção de informação, caminhos de conservação ambiental, desafios para a educação e para a promoção da saúde. Busca ainda refletir sobre a água do futuro e que modelo de gestão pode emergir da resignificação desse elemento para a preservação da biodiversidade e da diversidade cultural.O Seminário também colabora nos desdobramentos do Programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos que engloba as ações relacionadas a educação ambiental, comunicação, mobilização social, promoção do diálogo entre os diferentes saberes sobre a água e a conformação de 'ecossistemas educomunicativos'
Neste momento em que iniciamos a segunda metade da Década da Água é de grande relevância um encontro que congregue, no Planalto Central brasileiro, berço do Cerrado e caminho das águas do nosso País, um encontro com expoentes nacionais e internacionais para uma nova compreensão das propriedades desse elemento e como podemos projetar um paradigma transdisciplinar para nossa relação com a água. O tema “água e cultura” é um destaque do decênio e visa a fomentar a valorização desse elemento em seus aspectos simbólicos, artísticos, rituais e tradicionais, colaborando assim para o desenvolvimento de uma relação não utilitarista com a água.

Apresentação de trabalhos e pôsteres – inscrições até 10/09/2011

O Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes receberá trabalhos e pôsteres originais, que serão selecionados por uma comissão científica composta por pesquisadores com aprofundado conhecimento no tema. Haverá, durante o evento, sessões de pôsteres com a presença dos autores e interação com os participantes.
Autores de trabalhos que se destacarem durante o processo de seleção serão convidados a participar de um dos círculos de diálogos, que ocorrerão simultaneamente às oficinas.
Todos os trabalhos selecionados integrarão os anais do evento.
Mais informações sobre a submissão de trabalhos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...