terça-feira, 2 de agosto de 2011

ALERTA GERAL - EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE - QUEREM ACABAR COM A NASCENTE DO PARQUE OLHOS D'ÁGUA

VAMOS ASSINAR A PETIÇÃO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM SHOPPING, QUE VAI ATERRAR A NASCENTE DO PARQUE.
 

O parque olhos D’água ou Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D’Água, está localizado na Asa Norte, em Brasília. O parque é bastante frequentado e tem uma pista de Cooper de mais de 2km de extensão.

http://www.vejanomapa.com.br/parque-olhos-dagua-brasilia-df

Parque Olhos D’agua 4 Parque Olhos Dagua   Brasília DF


Ao todo, o Parque Olhos D’água possui 21 hectares e tem vegetação típica da região, o cerrado, preservada. O parque conta ainda com um parque infantil, circuito de exercícios físicos e uma trilha interna.
Um pequeno lago (Lagoa dos Sapos) também faz parte do parque, a água vem do riacho Talvegue, cortado por duas pequenas pontes presentes no parque.
O parque funciona das 6:00h as 19:00. A segurança pe feita por vários guardas que trabalham durante 24 horas no local.


Endereço: SQN 413 e SQN 414, Brasília DF
 
 
Pessoal, aqui é a Amandda. 
Um nascente que irriga o Parque Olhos D'Água está correndo o risco de desaparecer. A nascente fica entre as quadras 212 e 213, onde um grupo mobiliário quer construir, ao que tudo indica, um shopping center.
Por favor, leiam a Petição e se concordarem com ela, assinem. Precisamos de 3000 assinaturas até o dia 27/08!
Domingo, dia 7 de agosto, haverá uma manifestação em defesa do Parque. Quem quiser apoiar a causa e puder ir, será  às 09:00, no próprio parque.





Abaixo-Assinado Virtual
Abaixo-Assinado "SOS Parque Olhos D´àgua"
Para: Agnelo Queiroz, Governador do Distrito Federal

A sociedade do Distrito Federal solicita ao Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, no âmbito do Programa Brasília Cidade Parque (Decreto n. 32. 981, de 10/06/2011), a inclusão das nascentes situadas nas entrequadras SQN 212/213 norte na poligonal do Parque Ecológico Olhos D´água.

O Parque foi criado em 1994 por reinvindicação dos moradores locais e das organizações não governamentais ambientalistas e, por um lamentável equívoco, as nascentes que se encontram à montante não foram incluídas na poligonal. As nascentes e demais áreas de preservação permanente são expressamente protegidas pelo Código Florestal, (Lei 4.771, de 15/09/1965), art. 2º, “a”, “b” e “c” mas, com a especulação imobiliária crescente no DF boa parte já foi destruída ou poluída.

Apesar dos termos claros da legislação ambiental (federal e distrital) a Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) licitou a área verde onde estão situadas as nascentes e áreas de preservação permanente. A empresa que adquiriu o terreno pretende construir um shopping no local, em flagrante violação à legislação ambiental e ao Projeto Urbanístico de Brasília. A empresa já requereu a licença ambiental junto ao Ibram (órgão ambiental) e o mesmo emitiu parecer técnico "contrário" ao empreendimento.

Se o GDF autorizar o empreendimento e a área for desmatada e aterrada, haverá impactos graves sobre as nascentes e todo o seu curso d'água, contribuintes da Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá. Além disso, será dificultado o escoamento da grande quantidade de água de chuva que converge para o local.

http://www.peticaopublica.com.​br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N12​789

Após a assinatura você receberá uma mensagem por email confirmar, veja se não foi para caixa de spam.

FACEBOOK: Grupo SOS Parque Olhos D´Água

Articulação: Moradores do entorno do Parque Olhos D´Agua, Moradores de Brasília, Frente Parlamentar Ambientalista (CLDF), Fórum de ONGs Ambientalistas dos DF, Federação de Entidades em Defesa do DF, Conselho Comunitário da Asa Norte, Instituto Socioambiental.

Comunidade (Juliana Santilli - juliana.santilli@superig.com.b​r), Frente Parlamentar Ambientalista (Dep. Joe Valle 3348-8132), Fórum de ONGs Ambientalistas (Mara Moscoso - forumambientaldf@gmail.com), Federação de Entidades em Defesa do DF (Tania Batella taniabs@terra.com.br, Conselho Comunitário da Asa Norte (Raphael Rios - raphael.rios@uol.com.br) e Instituto Socioambiental (oswaldo@socioambiental.org)
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...