quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VIA SACRA DO TRÂNSITO...

O trânsito nosso de cada dia.

É inadmissível!... Medidas que são tomadas por órgãos “competentes”, parece brincadeira com regras, quanto mais complicadas, melhor é o jogo. 
Quando vamos elogiar medidas que realmente façam a diferença? Queremos sair do pesadelo para uma realidade mais coerente com as necessidades urbanas de grandes cidades, nos cabe como envolvidos diretamente reivindicar melhores condições de vida, principalmente nas áreas de transporte, saúde, economia e educação socioambiental.
É preciso envolver todos; governo, instituições, empresas e pessoas físicas numa rede comunitária para solucionarmos problemas que insistem em permanecer imunes a qualquer atitude que tente desativa-los ou em muitos casos pelo descaso administrativo sobrevivem de governo a governo que por incompetência não sanam nunca a doença do mau uso do dinheiro público; quando usado sempre deixam a desejar.

Quem precisa de transporte público é refém do caos, ônibus sucateados, poucas linhas e ônibus superlotados E CAROS, MAIS UM NOVO AUMENTO NAS PASSAGENS, DEIXAM O CIDADÃO QUE PRECISA DESSE MEIO DE TRANSPORTE SEM ALTERNATIVAS E SÃO LESADOS EM SUAS ECONOMIAS POR INCOMPETENCIA  ADMINISTRATIVA OU POR COBRANÇA ABUSIVA MESMO JÁ QUE NÃO EXISTE NENHUM CONCORRENTE LEGAL, não entendo porque tiraram as chamadas vans que pelo menos dava uma ajuda boa para os usuários de transporte coletivo. Quem sabe não é a hora de permitir a volta das “vans” fazendo um cadastramento e regularizando em muito esta situação incomoda do transporte coletivo e ou promovendo mais o transporte solidário. É preciso desafogar o trânsito nas grandes capitais, estimulando o transporte coletivo de alta qualidade, fazendo com que o passageiro sinta que vale a pena deixar o carro em casa. Transporte Alternativo deve ter o incentivo necessário para que surjam ideias inovadoras e de certa forma desestimular a compra de carros que na maior parte das vezes leva só o condutor.


Estradas são feitas a torto e a direita, mas fica difícil entender como os projetistas de algumas estradas nas cidades insistem em fazer retornos com quilômetros de distância uns dos outros, em casos como o acesso para a Nova Rodoviária Interestadual de Brasília fica a uns 5 km da entrada, se por um descuido perder a entrada que por sinal pela obra e estrutura da Rodoviária merecia mais de um acesso, e nesse desperdício de tempo e combustível, tem de fazer uma volta de mais de 5 km pegando um trânsito pesado e sempre congestionado naquela via. Por tanto quem tiver que ir para a Rodoviária Interestadual de Brasília fique de olhos bem abertos, assim mesmo é bem capaz de você ter que dar algumas voltas a mais por conta da falta de acesso acessível para os motoristas.


Estradas com ciclovias decentes (não é acostamento) deveriam ser obrigatórias é inviável pensar no trânsito sem ciclovias porque elas serão a mais sensata solução para esse infinito mundo dos automóveis. Existe um número cada vez maior de carros nas ruas. Propaganda de automóvel é o que mais se vê na mídia, incentivar o uso de bicicletas fica a desejar ou serve somente para fins de semana enquanto que em países como Espanha, Amsterdã e Copenhague, deram prioridade absoluta para as bicicletas.
 O futuro do trânsito, a bicicleta será indispensável e novos transportes alternativos devem fazer parte de nossa locomoção.


Fica aqui uma reivindicação para todos os envolvidos neste quesito. É preciso diversificar com qualidade o transporte coletivo, habilitar outros meios de transporte como vans que ajudam muito principalmente na hora do rush e construção de vias com ciclovias decentes, que não sejam acostamentos disfarçados em ciclovias, e quando construírem estradas façam mais retornos.
 construir mais ciclovias nas cidades e com certeza o trânsito vai melhorar.
Sandra UGA
 

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