quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DEPENDE DE NÓS MESMOS o nosso EQUILÍBRIO EMOCIONAL. Ponderações sobre VIOLÊNCIA.

 SURTOS PSICÓTICOS, VIOLÊNCIA, DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL.
Basicamente TUDO ISTO É FALTA DE CENTRAMENTO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL.
Nada pode servir de desculpas quanto aos atos criminosos divulgados todos os dias pela mídia. Nós somos mal e geniosos quando estamos fora de controle, descentralizados, quando não sabemos controlar nossa raiva, quando a frustação, o medo, a prepotência, a falta de humildade, a falsa modéstia, o desequilíbrio emocional tomam conta de NÓS e não damos a mínima atenção ao resultado nocivo para nós mesmos e para outros seres.

É muito triste tudo isso e pior ainda quando o fato esta relacionado com pessoas instruídas e muitas vezes são pessoas “calmas” normalmente, o perigo mora ao lado e dentro de nós. Quem não se conhece direito e não sabe aonde pode chegar quando fora de controle, porque não acredito em fora de si, a não ser se estiver “baixando um santo” ou dopado sob controle de drogas. Existe mesmo que ínfima uma linha tênue entre o que se esta fazendo e a consciência de seus atos, no fundo a pessoa que pratica qualquer ato ilícito, sabe o que faz.  
O que está acontecendo com o comportamento desumano do ser humano? Nossa espécie é naturalmente violenta, cruel e insubordinada, ou criam-se condições para o desenvolvimento da desumanidade?.
 A violência seja ela praticada consciente ou inconscientemente faz parte da SOMBRA de qualquer CRIATURA. Alguns são ruins por natureza, conhece a fábula do “Monge e o Escorpião”... o monge salvou o escorpião de morrer afogado, mas mesmo assim o escorpião depois que estava salvo picou o monge que argumentou ser esta a natureza do escorpião, no caso de nossa espécie a Humana, existe a evolução em todos os seus aspectos, moral, intelectual, físico, emocional e espiritual.
Em alguns casos a violência é o impulso para se proteger instintivamente como meio de sobrevivência muito ocorrida no meio de animais irracionais, mas quando a violência é gerada por cérebros que possuem milhares de neurônios conectados e desenvolvidos em suas potencialidades fica a dúvida deixando essa lacuna entre o EQUILÍBRIO, o DISCERNIMENTO e a INTELIGÊNCIA, a CAPACIDADE de INTUIR o CERTO e o ERRADO e o PRINCIPAL SABER FREAR, PARAR, BRECAR o ATO INSANO, VIOLENTO e DESUMANO que se possa praticar, como este do artista plástico em São Paulo, que saiu roubando carros e atirando em todo mundo que via pela frente, como o da mulher que atirou pela janela dois cachorrinhos de estimação e a enfermeira que matou o pobrezinho do seu cão e milhares de outros exemplos que nos entristece tanto pelos atos praticados como por saber que são pessoas aparentemente “normais” como nós.
O GRANDE LANCE então é se conhecer melhor. Saber seus limites, até onde você pode  CONTROLAR sua raiva, até onde suas frustrações e desilusões irão te levar, se para o fundo do poço ou para o AUTO-CONHECIMENTO.

Penso, logo reflito que quando acontecem casos de grande repercussão e comoção geral por ser uma crueldade sem tamanho dirigida geralmente aos indefesos, crianças (o caso da menina jogada pela janela); animais (os maus tratos levando à morte ao cachorrinho da enfermeira no DF), mulheres (espancadas...), natureza (destruída...geralmente por incompetência como no vazamento de óleo no mar, incêndios criminosos e inúmeros exemplos) e o próprio homem (refém de sua própria ignorância). O comportamento destrutivo seja ele qual for, direcionado a quem for, serve para  ALERTAR nosso censor de CONTROLE SOBRE NÓS MESMOS e verificarmos como verificamos quando existe vírus no computador, rastreando um antivírus em nosso sistema comportamental e detectando algumas falhas que porventura possam complicar nossa vida
O importante agora neste momento para nós que somos espectadores é rezar para todos os envolvidos; para todo àquele que sofre maus tratos ou que porventura seja vítima da violência (se sobreviver), para ajudarmos nossas crianças ensinando-as desde cedo como controlar seus “gênios”, para quem praticou o delito e para nós mesmos não precisarmos passar por essas experiências de descontrole e refletirmos se alguém foi capaz de praticar crueldade, maldade, descontrole emocional e é da espécie humana (que nem nós), será preciso fazermos uma varredura em nosso comportamento e revermos a nossa capacidade em sermos DESUMANOS e descobrir O GRAU DE  EQUILÍBRIO, O PONTO DO MEIO, que pode ser acionado a qualquer momento e ter CONTROLE ABSOLUTO PARA ACIONAR ESSE PONTENCIAL QUE NOS PERTENCE. AMÉM

Sandra UGA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...