quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CARNE DE LABORATÓRIO - Poderiam inventar coisa melhor!

Vi em um telejornal ontem que o cientista holandês Mark Post, conseguiu produzir carne artificial através de células-tronco de vaca, o que foi chamado de hambúrguer de laboratório na matéria.
O laboratório desenvolve milhares de pequenos tecidos de músculo, que devem ter aparência e sabor exatamente como a da carne de vaca. Eles serão acrescidos de sangue e gordura artificiais, produzidos da mesma forma para criar o hambúrguer.

Os objetivos da pesquisa são os seguintes:
1º -- produzir uma carne rica em proteínas e com menor teor de gordura, ou seja, uma carne mais saudável.
2º --  substituir a criação de gado, uma das atividades humanas mais agressivas ao meio ambiente.
Consegui este vídeo em inglês sobre o assunto:
Segundo o cientista, a carne artificial diminuiria em até 60% as emissões de gases do efeito estufa produzidas pela pecuária. Já a demanda por carne deve aumentar 60% até 2050.
O avanço da pecuária foi sempre um fator preocupante nas emissões de gases estufa, muito se fala no metano liberado pelas flatulências do gado, mas é a derrubada e queimadas de áreas verdes para o aumento das pastagens o maior problema destas emissões no meu ponto de vista.
Será que a carne artificial seria a solução? Já se gerou alguns debates em relação a isso, principalmente no que diz respeito as substâncias empregadas tanto na produção como na conservação deste produto que poderiam ter algum impacto a saúde humana.
Sabe-se que o consumo de carne em excesso não faz bem a saúde e nem ao meio ambiente, devemos pensar em mudar os hábitos alimentares, trocar a proteína animal por outros produtos de origem vegetal, o que não deixa de ser uma questão cultural.
Eu mesma já reduzi muito o meu consumo de carne, sou sincera em dizer que o fiz mais pelos motivos ambientais do que de saúde, só não sei se experimentaria este hambúrguer artificial, tenho minhas ressalvas e fico um pouco desconfiada dele!
Mark Post, que cultiva células estaminais de vaca para a produção de carne artificial, afirmou que em Outubro um hambúrguer seria feito no laboratório.
Vai um hambúrguer de laboratório aí?
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...