quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ESPLANADA CONTRA O CRACK

Manifestantes colocam 513 pedras na Esplanada em ato contra crack

Voluntários do projeto Força Jovem Brasil colocaram 513 pedras pintadas de branco no gramado em frente ao Congresso Nacional

http://tnonline.com.br/noticias/brasil/33,121010,01,02,manifestantes-colocam-513-pedras-na-esplanada-em-ato-contra-crack.shtml
Crédito:
Credito:
Ato público realizado nesta quarta-feira (1º) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tenta sensibilizar os deputados federais para a situação de risco dos usuários de crack no país.
Voluntários do projeto Força Jovem Brasil colocaram 513 pedras pintadas de branco no gramado em frente ao Congresso Nacional. De acordo com o coordenador do projeto, Thiago Magalhães, as pedras representam cada deputado. "É um ato silencioso. Queremos chamar atenção para um problema sério que vem devastando, principalmente  os jovens. (Foto: Maiara Dornelles/G1).

Crack é droga que mata rapidamente
http://www.dgabc.com.br/News/5828778/crack-e-droga-que-mata-rapidamente.aspx

A escolha de tão sério assunto deve-se pela importância de manifestações e de ações coletivas e organizadas direcionadas aos usuários e a seus familiares. Pela forma de uso, o crack é o mais potente das drogas, provocando dependência desde a primeira pedra. É de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e parentes. O baixo custo da pedra (em torno de R$ 5) é ilusório. Desde a primeira vez, a fissura ilusória leva o dependente a querer mais, chegando a fumar 30 vezes ao dia. Aprisionado pela pedra ‘da euforia', ele desfaz-se de todos os seus bens (e dos outros), não raciocinando sobre o que furta (ou rouba) e de quem para saciar o vício. Tem gente viciada que passa a vender as próprias roupas, rouba a mãe, não consegue trabalhar, abandona os estudos, deixa de ser sociável.
Morte rápidaAs drogas matam aos poucos. Da cachaça ao cigarro, da maconha ao ecstasy, mas o crack mata rapidamente. A pedra é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio e amônia, e sua forma sólida permite que seja fumada. Também é mistura em cigarros de maconha, mas os viciados costumam consumi-la em cachimbos, aspirando a fumaça. Estudos mostram que 30% dos usuários morrem em menos de cinco anos, quase 90% deles assassinados. Morre-se pouco de overdose e muito da violência relacionada às drogas. Há quem mate por cinco pedras; e quem seja morto por dever dinheiro ao traficante. O crack se confunde com o número de homicídios. Os cadastros de hospitais não indicam se o paciente é usuário ou se chegou ao pronto-socorro alterado pelo uso de drogas. A ausência dessa informação remete para um problema maior: sem os índices de mortalidade tem-se dificuldade de criar programas de prevenção e de saúde púbica em geral. Confira a maratona atrás das vítimas do crack.
Essa droga chega ao cérebro em até 12 segundos, provocando intensa euforia e confiança. Dura uns cinco minutos, mas quando essa sensação determina vem a depressão, o desânimo e o abismo. Para o usuário, é hora de buscar outra pedra.
O crack é tão avassalador em todas as camadas sociais que o Ministério da Saúde indica que pelo menos 25 mil jovens, em decorrência da dependência, estão no nível da marginalidade extrema.

Nunca Experimente o Crack

http://blog.giselebundchen.com.br/sentido/nunca-experimente-o-crack/

Com o slogan “Nunca Experimente o Crack, ele causa dependência e mata”, o Ministério da Saúde lança uma campanha para alertar e disseminar informações sobre o uso da droga que mais cresce no país. O Hotsite da iniciativa traz dados sobre a composição da droga, os efeitos, como ela é usada, os danos à saúde, os tratamentos e também destaca exemplos de pessoas que conseguiram abandonar o vício.
Segundo o Ministério da Saúde, a droga, além de ser barata e viciar no primeiro uso, causa um sentimento de euforia (em menos de dez segundos depois da ingestão), que rapidamente transforma-se em náuseas e depressão (em aproximados dez minutos), causando a “fissura”, que faz com que a droga seja consumida novamente. Além de causar muitos problemas de saúde, que podem levar à morte dos usuários, a droga destrói famílias e fomenta a violência e o tráfico.
Não entre nessa furada. Informe-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...