sexta-feira, 18 de maio de 2012

A CURA DAS ATITUDES EM BRASÍLIA



TOME UMA ATITUDE - PARTICIPE PARA O BEM DO MUNDO
     http://curadasatitudesdf.blogspot.com.br/


 A CURA DAS ATITUDES EM BRASÍLIA
                         A Cura das Atitudes, processo desenvolvido pelo Dr. Gerald Jampolsky, que para tanto se inspirou no livro “Um Curso em Milagres”, visa estimular o abandono de atitudes de medo, culpa e ressentimento, mediante a prática de doze princípios por ele formulados a partir da constatação de que é possível escolher a paz, ao invés do conflito, a entrega, ao invés do controle, o amor, ao invés do medo, praticando o dar e o receber, o ensinar e o aprender, como polaridades da mesma totalidade.
A Cura das Atitudes visa a transformação das nossas vidas pela mudança da percepção de nós mesmos, do outro e do mundo, sempre que estejamos abertos a rever escolhas, a adotar atitudes
positivas e a assumir nossa responsabilidade perante a vida.
 Somente vários anos após a Fundação, pelo Dr. Gerald Jampolsky, do Center for Attitudinal Healing, na Califórnia, é que um casal de brasileiros de São Paulo teve contato com o trabalho desenvolvido pelo Dr. Jampolsky, nos Estados Unidos.
Luiz Henrique Pontes e Rita Pontes conheceram o trabalho in loco, empolgaram-se com ele e decidiram implantá-lo aqui no Brasil.
 É à iniciativa deles que devemos a divulgação, no País, do CCA (Centro para a Cura das Atitudes), como aqui passou a ser chamado, embora, na verdade, não exista aqui no País um “centro” voltado à Cura das Atitudes, mas tão somente iniciativas pontuais de realizar e divulgar o processo criado pelo Dr. Jampolsky, diante dos expressivos resultados que, lá fora, vinham sendo obtidos com esse trabalho. Por esse motivo, deixamos de nos referir ao CCA, para nos reportar tão somente à CURA DAS ATITUDES.
Aqui em Brasília, tomamos posteriormente conhecimento desse trabalho que, a partir de 1998, começou a ser realizado em São Paulo. Em 2003, decidimos ir a São Paulo participar de um workshop sobre a Cura das Atitudes. Atraiu-nos o fato de ser um trabalho voluntário e portanto não remunerado, flexível, já que pode voltar-se tanto para a comunidade em geral como para determinadas clientelas, e que não exige formações profissionais específicas, podendo ser realizado por quaisquer pessoas que participem de um seminário de formação preparatória e que disponham de tempo e de um espaço para desenvolver essa atividade, sempre que estejam efetivamente imbuídas de um comprometimento real com os objetivos visados por esse trabalho.
Uma vez familiarizados com o trabalho, ainda em 2003, conseguimos trazer para Brasília o Luiz Henrique e a Rita, que aqui realizaram o primeiro workshop sobre a Cura das Atitudes.
Poucos meses depois, realizou-se em Brasília, em 2004, o primeiro seminário de formação de facilitadores do CCA.
Diante do interesse que o tema despertou, em 2005 decidiu-se trazer para o Brasil o Dr. Gerald Jampolsky – criador do processo - e sua esposa e colaboradora Dra. Diane Cirincione, ocasião em que eles proferiram importante palestra no auditório do Parlamundi, na LBV.
Ressalte-se a significativa colaboração oferecida, à época, por muitas pessoas, o que veio possibilitar a concretização desse evento. Deixamos aqui de mencioná-las, e a elas hipotecamos a nossa gratidão mais verdadeira. Desde o início, a Dra. Célia Burgos participou da iniciativa, levada a efeito
por uma numerosa equipe da qual ora nos limitaremos a mencionar a querida amiga Delza Lopes e o amigo de saudosa memória Benard Darnel.
A partir de então, grupos locais começaram a se formar, em Brasília, voltados à Cura das Atitudes. Coube à Dra. Célia constituir o primeiro grupo de Cura das Atitudes em Brasília, cuja facilitação
ela partilhou com o casal de amigos Lucy e Teddy Lacerda, que deram continuidade à tarefa. A eles se juntaram posteriormente a Ana Maria Araújo. Cecília Alcoforado e outros também facilitaram
grupos em Brasília. Nessa fase inicial, a nossa participação sempre se limitou à parte estrutural e organizacional dos eventos. Há apenas três anos passamos a facilitar grupos de forma autônoma, não sem a permanente e efetiva colaboração das amigas Ana Maria Osanai e Fátima  Ribeiro.  O nosso amigo Joaquim Freire igualmente colaborou conosco nessa empreitada e, atualmente, outra amiga, a Raquel Oliveira, está nos auxiliando nas atividades desenvolvidas nos encontros do grupo.
Recentemente, foi constituído um colegiado informal para gerir a CURA DAS ATITUDES em Brasília, do qual participam a Dra. Célia Burgos, Lucy Lacerda, Teddy Lacerda, eu (Ada), Ana Maria Osanai,
Fátima Ribeiro e dois outros membros cuja adesão ainda não foi confirmada. Nessa ocasião, fui indicada pelo grupo para responder pela Coordenação da Cura das Atitudes em Brasília.
Hoje, em Brasília, a Cura das Atitudes já é um trabalho conhecido por muitos, e muitos se declararam por ele beneficiados.
Espera-se que esse importante trabalho – cuja eficácia restou amplamente demonstrada – possa ser levado adiante, e que nunca faltem corações e mentes dispostos a nele se engajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...