domingo, 20 de maio de 2012

HOJE É DIA DO PEDAGOGO


O QUE COMEMORAR?
Mesmo tendo escolhido ser PEDAGOGA.


Não sei se posso comemorar esse dia, tendo em vista o descrédito na área profissional, o desrespeito nas salas de aula e o acréscimo da violência nas escolas, sem contar, com a falta de um ensino de VALORES para se EDUCAR, de verdade, CIDADÃOS para o Mundo.
EDUCAR É A SOLUÇÃO, esse slogan é bastante antigo, mas até hoje não vi grandes mudanças no ensino, pelo contrário a coisa tá ficando cada vez mais feia; professores em greve, universidade em greve, escolas caindo aos pedaços, cheirando mal, construíram uma escola em cima de um aterro do lixão e como era de se esperar os alunos convivem com vazamentos de gás, escolas com rachaduras nas paredes, sem comida, sem alimentação básica e por aí vai... são inúmeras às reivindicações extremamente importantes para a saúde da educação no Brasil.
Mas não estamos totalmente perdidos, existem os VERDADEIROS PEDAGOGOS, àqueles que agregam valor à profissão e num incansável trabalho de conquista territorial, emocional e mental, se doam para que a Escola sobreviva às intempéries desses tempos difíceis e complicados. Um exemplo prático disto é o Diretor da Escola em Arapoanga no DF, Jordenes da Silva, fez literalmente milagres não só na Escola, mas trouxe a Comunidade para se juntar nessa batalha diária, contra traficantes, baderneiros e basicamente o crime que desestimula qualquer atitude do bem.
 
 

Enquanto não entenderem que a SOLUÇÃO da ESCOLA é EDUCAÇÃO  para o MUNDO e para se fazer isso é preciso diminuir consideravelmente o conteúdo informativo e inútil dos currículos escolares, para uma abordagem mais consistente em relação ao que se precisa para se formar pessoas dignas, criativas, estimuladas, com propósitos de vida saudáveis, críticos e sabedores de suas potencialidades.
 A multidisciplinaridade, abrindo novos horizontes e possibilidades para que a educação seja considerada o passaporte do mundo e por que não do COSMOS!

A Educação Universalista  aprende-se a sobreviver dignamente no contexto de uma civilização abarrotada de questões preponderantes que por meio do AUTOCONHECIMENTO, do Transpessoal e da Elevação da Autoestima, pode-se  estabelecer um vínculo com a verdadeira conquista do SABER HUMANO, se não sabemos o que SOMOS, o que estamos fazendo Aqui neste Momentum Quántico, será impossível e deverás inverossímel estabelecer uma tragetória de conquistas.  
   
E se faz necessário também instituir a família ou responsáveis no compartilhar das atividades escolares, estimulando e dando maior segurança ao processo interdisciplinar, ajudando inclusive no crescimento do potencial criativo dos filhos.
 Se faz preciso acreditar nos VALORES essenciais para se viver em PAZ, com GRATIDÃO, AJUDANDO OS IRMÃOS NECESSITADOS, CARIDADE É A DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL DE SER APRENDIDA.
 Se faz preciso INCENTIVAR À PRÁTICA DE ESPORTES, O RESPEITO À ARTE, A CULTURA E RELIGIÃO DE CADA PESSOA SEM DISTINÇÃO DE IDEOLOGIAS, PARADIGMAS, DOGMAS E CULTOS (QUE NÃO PREJUDIQUEM NINGUÉM É CLARO)
Se faz preciso PERMITIR A EXPRESSÃO DA ALMA, É INADMISSÍVEL A EXCLUSÃO DO SER ESPIRITUAL DO CONTEXTO DE APRENDIZADO, DE SE RECORDAR DA PRÓPRIA ESSENCIA. Por intermédio da MEDITAÇÃO, YOGA, CONTEMPLAÇÃO, RESPEITO E AMOR À VIDA.
 Se faz preciso CONSTRUIR UM MUNDO COM MAIS COMPREENÇÃO DE SI MESMO E DO OUTRO, É SABER ELEVAR A AUTOESTIMA E NÃO O EGO E POR FIM PRESERVAR E CUIDAR DA NATUREZA, PORQUE SEM ELA NADA DISSO TERÁ SENTIDO.
 ESTÁ PODE SER A PEDAGOGIA DO FUTURO E SE QUISERMOS A PEDAGOGIA DO AQUI E AGORA.

Sandra UGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...