domingo, 29 de julho de 2012

AVES DE BRASÍLIA - Confira este trabalho maravilhoso


No Blog Brasília por Chico Sant'Anna

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Choca-Barrada

Texto baseado no Wiki Aves, a Enciclopédia das aves do Brasil. Fotos de Evando F. Lopes. Publicado originalmente no portal Águas Emendadas.
A Choca-Barrada (Thamnophilus doliatus) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae. Ela também é conhecida como maria-cocá e, no interior paulista, por gata-véia.
Características
Domina no macho a coloração negra, enquanto na fêmea ela é amarronzada. Entretanto, o macho é todo barrado (razão de um dos nomes comuns), exceto pelo negro uniforme do alto da cabeça, enquanto a fêmea possui somente os lados da cabeça estriados. Na ave adulta, o olho é branco com leve tom amarelado (marrom avermelhado nos juvenis). Também mantém as penas da cabeça eriçadas boa parte do tempo, em um topete muito destacado. Apresenta um comprimento de 16 centímetros.

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Alma-de-Gato.

Textos do Wiki Aves A Enciclopédia das aves do Brasil. Fotos de Evando F. Lopes. Publicado originalmente no  portal Águas Emendadas
A alma-de-gato é uma ave cuculiforme  da família Cuculidae . Também é conhecida pelos nomes populares de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, picumã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé, urraca, pecuã e no Rio Grande do Sul, lá pelas bandas da fronteira, o gaúcho chama essa bela ave de, “Pilincho”.
Etimologia: Piaya – origem desconhecida; Cayana – de Caiena, na Guiana Francesa.

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o beija-flor-tesoura

Textos baseados no Wiki Aves A Enciclopédia das aves do Brasil.Fotos de Evando F. Lopes.
Publicado originalmente no  portal Águas Emendadas
Os beija-flores são sem dúvida um dos grupos de aves mais típicos do continente americano, com suas cores iridescentes, rapidez descomunal, capacidade de pairar no ar e tamanho reduzido. O beija-flor-tesoura (da espécie E. macroura) é talvez o integrante mais famoso desse grupo, ao menos no Brasil não amazônico, provavelmente pela sua abundância em locais urbanizados, pela beleza de sua coloração, pela tesoura facilmente reconhecível e principalmente pelos seu comportamento abusado, é um dos maiores e mais briguentos beija-flores. É também conhecido como beija-flor-rabo-de-tesoura e tesourão.
O nome científico deles é Eupetomena macroura e pertencem ao reino Animalia. Filo: Chordata, ordem: Apodiformes. São da família das Trochilidae, subfamília: Trochilinae.


Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o bico-chato-de-orelha-preta

Textos baseados no Wiki Aves
a Enciclopédia das aves do Brasil.Fotos de Evando F. Lopes.
Publicado originalmente
no  portal Águas Emendadas
O bico-chato-de-orelha-preta (Tolmomyias sulphurescens) é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae. Na sua plumagem, pode-se notar a cor acinzentada da cabeça, onde ressalta-se uma área branca ao redor dos olhos e à frente, até o bico. Na ave adulta, o olho é cinza claro, característica ótima para identificá-la (no juvenil, olho marrom).
Um leigo pode até pensar que está diante de um canário da terra. Mas ele tem o bico é branco em baixo e escuro em cima, outro detalhe importante na determinação. Garganta clara. Nas asas, duas faixas amareladas, com as penas longas de voo com a borda clara. Barriga amarelada, com o peito levemente acinzentado.

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Caboclinho.

Texto e fotos por Evando F. Lopes, do portal Águas Emendadas
O caboclinho (Sporophila bouvreuil) é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como caboclinho-verdadeiro, caboclinho-de-cabeça-marrom, fradinho (Pernambuco), caboclinho-paulista, caboclinho-coroado, bico-de-ferro (Rio de Janeiro), ferrinha, caboclinho-lindo (Amapá e Minas Gerais), cabocolino (Pará e Ceará), coleirinho-do-brejo e caboclinho-frade.

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Cardeal-do-Nordeste.

Textos do Wiki Aves A Enciclopédia das aves do Brasil.Fotos de Evando F. Lopes.
Publicado originalmente no  portal Águas Emendadas
Cardeal-do-Nordeste capturado pelas lentes de Evando Ferreira Lopes, nas proximidades do Parque Nacional das Águas Emendadas
Pássaro de extraordinária beleza física, o Cardeal-do-Nordeste (Paroaria dominicana) é uma ave passeriforme  da família Thraupidae . É conhecido também como galo-da-campina, cabeça-de-fita e cabeça-vermelha.
Características
Mede cerca de 17,2cm. Plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. Dorso posterior e coberteiras superiores das asas manchadas de negro; maxila anegrada, mandíbula cinzento-clara.

Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a “freirinha”.

Texto e fotos por Evando F. Lopes, dPortal Águas Emendadas
A freirinha (Arundinicola leucocephala) é uma ave passeriforme da famíliaTyrannidae. É a única espécie do gênero Arundinicola. Conhecida também como lavadeira-de-cabeça-branca, lavadeira-de-nossa-senhora, maria-velhinha, viuvinha, viuvinha-do-brejo, cabeça-de-louça e cabeça-de-vô.
Ouça aqui o canto da freirinha
Características
O macho é quase todo preto, com apenas a cabeça e a garganta brancas. A fêmea tem as partes superiores marrom-acinzentadas, as inferiores esbranquiçadas e apenas a testa branca. Os imaturos são acinzentados. A cauda, pequena, contrapõem-se à cabeça relativamente grande (ressaltada por manter as penas um pouco eriçadas). Apresenta um peso de 14g e um comprimento 14 centímetros.
Alimentação
Alimenta-se de insetos que captura em pleno vôo.
Reprodução
Vive normalmente aos casais. O ninho, em forma de bola, se assemelha ao daLavadeira-Mascarada (F. nengeta). O interior do ninho é forrado de penas de outros pássaros e sempre é colocado em algum suporte sobre a água. A postura consta de 2 a 4 ovos de cor branco-amarelada com pequenas pintas vermelhas. Os filhotes nascem cobertos por uma longa plumagem amarelo-claro, imitando uma lagarta tóxica.
Hábitos
Comum em brejos, banhados, margens de rios e lagos. Permanece a maior parte do tempo pousada no alto da vegetação aquática ou em troncos e ramos baixos sobre a água. Executa vôos curtos e rápidos para apanhar insetos. Essa espécie vive exclusivamente perto da água, diferindo da F. nengeta que também pode ocorrer e nidificar longe da água.
Distribuição Geográfica
É uma espécie migratória. Ocorre em quase todo o Brasil, menos na região sudoeste da Amazônia. É encontrada também nos outros países da América do Sul, com exceção do Chile. Pela ampla área de distribuição e quantidade de indivíduos registrados, essa espécie é considerada como Pouco Preocupante (LC) de extinção na natureza.

2 comentários:

  1. Grato pela carona. A cada semana divulgo uma nova ave de Brasília no meu blog Brasília, por Chico Sant'Anna, disponível em http://chicosantanna.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Há muitos anos não vejo nem beija-flor, nem bem-ti-vi e outros pássaros com penas coloridas. Fico muito triste, pois só vejo o pássaro alma de gato que é um pássaro agressivo na época da reprodução e o canto dele não é bonito, mas parece um grito de revolta. Os pombos também estão desaparecendo. O joão-de-barro também está sumindo das nossas quadras. O que está acontecendo com os outros pássaros do cerrado que não estão mais nas árvores das quadras?Eles estão sendo ameaçados pelos pássaros alma de gato? Tem com reverter tudo isso?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...