terça-feira, 17 de julho de 2012

Super ORIGINAL


CASAS EM SUPERADOBE

por Ecoprojetos, domingo, 

Habitações criadas por Khalili foram construídas depois da guerra entre Irã e Iraque, e criações em superadobe agora estão sendo utilizadas no Caribe, como parte dos esforços em realocar pessoas depois do Furacão Mitch, que devastou a área no final de 1998. 

Khalili imediatamente reconheceu o potencial destas construções para receber emergências, providenciando alívio instantâneo para centenas de pessoas que ficaram sem casa devido a guerras, enchentes e desastres ambientais. Além disso, ele continuou a procurar um método de construção ainda mais simples.


Foi aí que ele desenvolveu o superadobe. “Agora tudo que você precisa”, diz Khalili, “é jogar sacos vazios de um avião em uma zona de emergência e colocar um supervisor no solo para mostrar à comunidade local como construir”. 

O United Nation’s Institute of Training and Research está premiando as idéias do Instituto Cal Earth, mas Nasserine Azimi, da Unitar, admite que é uma luta convencer as agências de amparo que o superadobe é uma técnica na qual vale a pena investir. “Muitas agências estão presas a um tipo de pensamento e não objetivam tentar algo novo”, argumenta ela. 

“Mas temos uma situação onde um bilhão de pessoas está em habitações temporárias e todos sabem que é ali que essas pessoas vão nascer e morrer. Com os métodos do Cal Earth é possível construir uma casa permanente por um pouco mais que o preço de uma tenda. E é uma construção sensível ao ambiente local, em termos de produção e aparência.” 

Apesar das atrações óbvias, as aplicações práticas dos métodos de superadobe têm sido limitadas. Quarenta habitações criadas por Khalili foram construídas no Irã pelo Alto Comando para Refugiados das Nações Unidas depois da guerra entre Irã e Iraque, e criações em superadobe agora estão sendo utilizadas no Caribe, como parte dos esforços em realocar pessoas depois do Furacão Mitch, que devastou a área no final de 1998.

Foto do blog:http://sitioamarelo.blogspot.com.br/2010/04/recapitulando-o-superadobe.html 


Contribuição: http://sitioamarelo.blogspot.com.br/2010/04/recapitulando-o-superadobe.html





Acesse também: http://facebook.com/ecoprojetos
para obter mais informações.
Ecosaudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...