sábado, 15 de setembro de 2012

Globo Repórter mergulha no mundo das curas espirituais


Edição do dia 12/09/2012

Globo Repórter mergulha no mundo das curas espirituais


Espiritualidade e saúde: você acredita no poder da fé? Sexta (14), no Globo Repórter.

Espiritualidade e saúde: você acredita no poder da fé? O Globo Repórter mergulha no misterioso mundo das curas inexplicáveis.
Uma junta médica estuda o trabalho dos médiuns: por que doentes em estado grave, de repente, passam a ter uma vida normal? Exames comprovam as transformações físicas que intrigam a ciência.
Câncer, esclerose múltipla, rupturas ósseas, tumores: doenças consideradas incuráveis desaparecem sem intervenção médica. O que contam os pacientes que acreditaram na energia espiritual? E a explicação dos pesquisadores?
O que acontece numa cerimônia fechada do candomblé: nossos repórteres acompanham os rituais para entender o trabalho dos orixás africanos.
Você já ouviu falar em reiki? E no johrei?
O fim do stress e da insônia: como os especialistas justificam a meditação e a terapia da imposição das mãos?
Sexta (14), no Globo Repórter.

Será que o poder da espiritualidade pode ajudar a ciência?

É cada vez mais evidente que a espiritualidade pode ser a chave para o controle da própria saúde. Médicos e pacientes aprendendo juntos que a cura depende de uma boa dose de entrega.

Relaxar, vencer o stress. Um desafio impossível para o homem moderno?
"Eu estou mais calma. Eu acho que as pessoas melhoraram, mas fui eu que melhorei", disse a professora aposentada Ivone Mori.
Incluir no diagnóstico os sentimentos e emoções do paciente. Para os médicos, um novo tempo.
"A gente não pode crer que o poder do homem, o nosso poder, é soberano. Seria uma falta total de coerência. Principalmente com as informações que a gente tem nos dias atuais", revelou o oncologista João Carlos Campos.
"Se para o paciente a religiosidade é algo importante pra vida dele, é obrigação do médico levar isso em consideração, na avaliação do diagnóstico, do tratamento, e até de que estratégias podem ser úteis para ajudar o paciente a melhorar, ou se recuperar de seus problemas de saúde", afirmou o psiquiatra e pesquisador da UFJF, Alexander de Almeida.
Médicos e pacientes aprendendo juntos que a cura depende de uma boa dose de entrega.
"Esse é o meu horário. Eu me dou. São 40 minutos, 1 hora, de atendimento para mim", disse a advogada Marizilda Fábio.
E outra boa dose de fé.
"Eu adotei esse tratamento com tanta fé, que eu acho que isso também ajudou”, revelou a modelista aposentada, Cecília de Carvalho.
Para todos, é cada vez mais evidente que a espiritualidade pode ser a chave para o controle da própria saúde.
"Equilíbrio interior. Você consegue se situar frente às adversidades, às situações estressantes da vida, com muito mais calma, fazendo com que o mesmo problema demore muito pra que você saia do seu prumo, do seu equilíbrio", afirmou o pesquisador da Unifesp, Marcelo Csermak.
Sem esquecer que a gratidão também tem força de milagre quando se trata da saúde do corpo.
"É daí que a gente preserva a saúde da gente: é agindo para o bem. Amando, perdoando e servindo ao crescimento do bem. Fazendo aos outros, aquilo que a gente quer que os outros nos façam", completou a médium Isabel Salomão de Campos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...